Centro Maria Imaculada promove ações de conscientização e combate a hanseníase durante Janeiro Roxo

Centro Maria Imaculada promove ações de conscientização e combate a hanseníase durante Janeiro Roxo

Como parte da programação alusiva a campanha Janeiro Roxo, o Centro Maria Imaculada, serviço de atenção e saúde vinculado a Ação Social Arquidiocesana (ASA), dedica o mês de janeiro a desenvolver atividades de conscientização e combate a hanseníase. Como ação concreta, em 2021 o centro reservou todas as sextas-feiras do mês para a busca ativa e a avaliação dos contatos de pessoas portadoras da doença.

A coordenadora do Centro, Sara Moura, fala sobre as ações realizadas ao longo do mês para o combate a patologia.  “Na campanha Janeiro Roxo deste ano estamos centrando os nossos esforços para a avaliação de contato. Através da busca ativa estamos orientando as pessoas que convivem ou que tenham contato com os pacientes a virem até nossa sede, onde realizamos uma triagem e encaminhamos para o atendimento médico, realizando um levantamento que tem por objetivo diagnosticar eventuais contágios, evitando a subnotificação e facilitando o tratamento e a cura da doença”, assinala Sara.

De acordo com a coordenadora, as ações de conscientização e combate se estendem também aos demais meses do ano, não ficando restritas apenas a janeiro. Sara pontua que além dos atendimentos de rotina realizados pelo centro, ao longo do ano serão reservadas uma sexta-feira de cada mês para a busca ativa e a avaliação periódica das pessoas que tiveram contato com portadores de hanseníase.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país com maior número de casos da doença, ficando atrás apenas da Índia. Considerada uma das patologias mais antigas da humanidade, a hanseníase é uma condição infectocontagiosa de evolução crônica, que provoca lesões na pele e nos nervos das extremidades do corpo, podendo ocasionar deformidades e levar a sérias incapacidades físicas.

O CENTRO

Localizado na Zona Norte da capital, o Centro Maria Imaculada atua desde 1992 no atendimento e acolhida de pacientes com hanseníase no Piauí, contando com uma equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento humanizado aos pacientes de com hanseníase, facilitando seu diagnóstico, o controle e prevenção de incapacidades ocasionadas pela doença.

O centro atende cerca de 40 pessoas por dia para diversos tipos de procedimentos, indo desde o acompanhamento médico até a fisioterapia, a confecção de próteses e a realização de pequenas cirurgias.

 Centro Maria Imaculada (1)
Centro Maria Imaculada (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *