Projeto Florada dos Ipês realiza encontro para rede socioassistencial de Teresina

Projeto Florada dos Ipês realiza encontro para rede socioassistencial de Teresina

Cerca de 60 profissionais da rede socioassistencial de Teresina participaram do 2º Encontro Formativo promovido pelo Projeto Florada dos Ipês, que teve como tema “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. O momento foi conduzido de forma virtual pela educadora, mestra em Educação e analista de projetos da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, Cinthia Sarinho. De acordo com dados do Conselho Tutelar de Teresina, apenas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano 26 crianças e adolescentes sofreram violências ou exploração sexual na capital do Piauí.

O encontro promoveu um debate de ideias necessário para a defesa das crianças e adolescentes diante das violações de direitos, conforme destaca a palestrante. “O momento foi de reflexões sobre as infâncias e contexto de pandemia da covid-19, debatendo sobre um cenário de violências contra crianças e adolescentes no Brasil e apontando estratégias para a prevenção e promoção da autoproteção”, enfatizou Cinthia Sarinho.

No momento, além da exposição realizada pela convidada os participantes também tiveram a oportunidade de externar suas reflexões sobre a temática. A orientadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Integrar, Rose Estevão, fala da sua experiência em participar da formação. “Participar do encontro foi de suma importância para o nosso serviço, pois nos permite uma rica troca de experiências sobre essa temática, buscando estratégias de como nos articular cada vez melhor para oferecer um trabalho que contribua para o desenvolvimento das crianças atendidas pelos nossos serviços”, destaca a orientadora.

O segundo encontro formativo complementa a ação iniciada no último dia 19 de maio, buscando sensibilizar os profissionais inseridos na rede socioassistencial da capital a respeito da importância de medidas que contribuam efetivamente para o fim da violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa faz parte da primeira etapa do projeto Florada dos Ipês, denominada “Plantar para Esperançar”, que corresponde ao planejamento, à mobilização e a execução de oficinas e treinamentos com os profissionais da ASA e de outras instituições da sociedade civil.

O FLORADA DOS IPÊS

O projeto é uma iniciativa da Ação Social Arquidiocesana (ASA) desenvolvida com o objetivo de oportunizar ações de prevenção e proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades social e/ou vítimas de violação de direitos.

O Florada dos Ipês é desenvolvido no âmbito dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) da ASA, sendo aprovado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT) e financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência. A iniciativa busca favorecer a autonomia, o autocuidado e a ampliação da cidadania dos atendidos, bem como despertar na sociedade reflexões que contribuam para o fim da violência contra as crianças e adolescentes.

A iniciativa será operacionalizado através da realização de atividades formativas, lúdicas e culturais de caráter preventivo, informativo, e integrativo entre os serviços SCFV Nov@sMenin@s, SCFV INTEGRAR, Casa de Zabelê e Programa Jovem Aprendiz. Embora desenvolvido no âmbito da ASA, o projeto busca também estimular a articulação da rede socioassistencial de Teresina, somando forças com outras instituições na luta pela garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *