ASA assina 80 contratos de aprendizado do serviço Jovem Aprendiz na manhã desta terça-feira (14)

Na manhã desta terça-feira (14), o serviço Jovem Aprendiz desenvolvido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), deu início aos contratos de aprendizado com a empresa R Carvalho. Ao todo foram acolhidos 80 aprendizes no auditório Dom Sergio da Rocha, onde receberam as orientações necessárias para o início das aulas teóricas na próxima terça-feira (21).
Na segunda-feira (20) os aprendizes se reunirão no auditório Paulo VI, localizado no Centro de pastoral Paulo VI, para um breve momento de acolhida. Já a partir do dia 21 as aulas se iniciarão nos turnos manhã das 08h às 12h, e tarde das 13h30 às 17h30.
De acordo com Larissa Bandeira, assistente social do serviço Jovem Aprendiz, no primeiro mês os jovens terão o curso de formação teórica e ao término das aulas iniciarão as atividades em seus postos de trabalho. “Neste primeiro momento eles vem até aqui entender um pouco mais de como funciona o serviço, além de assinar o contrato e estar ciente dos seus direitos e deveres enquanto participantes do projeto. Na segunda-feira daremos início com uma pequena acolhida e na terça as aulas já terão início”, destaca Larissa.
Marcilene Luz, analista de Recursos Humanos da R Carvalho, externa que o processo de inclusão desses jovens no mercado de trabalho é fundamental tanto para a empresa quanto para a sociedade. Segundo ela, o momento é de capacitação, principalmente pelo impacto que o projeto terá na vida desses jovens assistidos pelo projeto.
“Esse é um momento de capacitação, onde nós vamos moldar esses jovens no mercado de trabalho para que no futuro eles possam chegar a uma efetivação em seus postos de trabalho. Além disso, pelo fato de serem jovens eles já chegam mais antenados as mudanças, o que vai agregar no dia a dia da empresa”, explica a analista.
Para Gustavo Henrique, um dos jovens assistidos pelo serviço, poder participar da iniciativa vai gerar um grande impacto na sua vida principalmente no quesito financeiro, já que agora poderá contribuir em algumas despesas de casa. “Estou muito feliz com essa oportunidade e vou abraçá-la ao máximo, principalmente porque entrou em um momento em que eu estava precisando e pensando muito. Chego no projeto ansioso e com a mente aberta para aprender muito”, finaliza.