ASA sedia eleição de entidades representantes do CMDCAT

ASA sedia eleição de entidades representantes do CMDCAT

A Ação Social Arquidiocesana (ASA) sediou na manhã desta sexta-feira (05) a eleição para as entidades da sociedade civil com acento no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT). Ao todo, oito entidades foram escolhidas para representar a sociedade civil no conselho, para o período de 2022 a 2024.

A presidente do Conselho, irmã Denise Morra, destaca a importância do momento para o fortalecimento da participação da sociedade civil na construção das políticas públicas de assistência social. “A eleição vem para afirmar a democracia via conselhos municipais, dizendo não ao desmonte das políticas a nível nacional, e reafirmando a necessidade do CMDCAT no exercício do seu papel de fiscalizador e propositor de caminhos para o crescimento do alcance das políticas públicas no atendimento das crianças e adolescentes em Teresina”, pontuou.

O CMDCAT é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem-estar social da criança e do adolescente no município. Com a sua atuação, o organismo também faz o registro de entidades que atuam com esse público e acompanha se os projetos e programas que estão sendo realizados, para que atendam aos requisitos da legislação. Além disso, é de responsabilidade do órgão gerenciar e estabelecer os critérios de utilização de recursos dos fundos de direitos da criança e do adolescente na capital do Piauí.

Na eleição, a Ação Social Arquidiocesana foi eleita mais uma vez, tendo sido a segunda instituição mais votada. Em sua composição, o conselho é formado por 16 representantes titulares e suplentes das Organizações da Sociedade Civil e 16 do Poder Público Municipal, que tem o papel de fiscalizar e deliberar as políticas públicas para crianças e adolescentes da cidade de Teresina nos próximos anos.

Confira a lista das entidades eleitas:

1 – Centro da Juventude Santa Cabrini;

2 –  Ação Social Arquidiocesana de Teresina (ASA);

3 – Centro de Reintegração Familiar e Incentivo a Adoção (CRIA);

4 – Fazenda da Paz;

5 – Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí;

6 – Fundação Nossa Senhora da Paz;

7 –  Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social (ANBEAS);

8 – Fundação Padre Dante Civiero (FUNACI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.