Centro Esperança Garcia registra 2133 atendimentos à mulheres em situação de violência na pandemia

O dia 08 de março é um marco que celebra anualmente as conquistas sociais e a luta por igualdade e pelos direitos das mulheres. No entanto, mesmo diante de muitos avanços ao longo dos últimos anos, as mulheres ainda são constantemente vítimas de violência e violações de direitos. O Centro de Referência Esperança Garcia, referência no acolhimento e acompanhamento das mulheres em situação de violência em Teresina, registrou ao longo de 2020 um aumento de 300% no número de atendimentos, chegando a 2021 com a marca de 2133 mulheres atendidas.
De acordo com Roberta Mara, coordenadora do centro, o dado é um dos reflexos da pandemia, pois com a necessidade do isolamento social muitas mulheres são obrigadas a passarem mais tempo em casa com seus agressores, ficando ainda mais expostas a violência. “O período de pandemia gerou um aumento muito expressivo no atendimento à mulheres em situação de violência. Várias delas procuraram pelos serviços oferecidos pelo CREG através do whatsapp, ou mesmo ligação, e com isso chegamos em 2021 com 413 mulheres vítimas de violência inseridas no serviço”, destaca Roberta.
No geral, as mulheres procuram a instituição encaminhadas pela delegacia especializada no atendimento à mulher ou por livre iniciativa. Com o isolamento social, o centro passou a realizar o acompanhamento também por telefone e aplicativo de mensagem. “No CREG, além da acolhida e do atendimento psicológico, as mulheres contam ainda com o apoio de uma advogada. Além do atendimento direto, a instituição também promove grupos de reflexão, atividades de sensibilização e práticas integrativas tais como florais e massagens relaxantes, como forma de fortalecimento diante das situações de violência vividas”, pontua a coordenadora.
Só no primeiro bimestre deste ano 458 mulheres vítimas de violências já buscaram apoio por meio da instituição. De acordo com a psicóloga Amanda Graziela, que atua no centro de referência, não há um perfil específico entre as mulheres atendidas pela instituição. O público é bem variado, mas predominam mulheres em situação de vulnerabilidade social.
“No entanto também não são poucas as mulheres com um poder aquisitivo mais elevado que buscam nosso atendimento, mas o que a maioria tem em comum é que, devido a tantas situações vividas e a forma romantizada que predomina no que se refere a compreensão do relacionamento, elas acabam se responsabilizando pela paz no relacionamento, e com isso vão tomando para si a culpa pelos problemas e permitindo que certas situações de violência aconteçam”, explicou.
O Centro de Referência Esperança Garcia foi fundado em 2015, através de uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e a Ação Social Arquidiocesana (ASA). A instituição oferece atendimento jurídico, psicológico e social a mulheres em situação de violência na capital, através do acompanhamento de uma equipe multiprofissional especializada que realiza o acompanhamento e orientações.
Dann wird Ihnen im Falle einer Eignung ein Rezept ausgestellt und die Kosten sind um ein Vielfaches niedriger. Durch die Einnahme von Kamagra kann es zu einer geringeren Koronardurchblutung kommen und Lovegra potenzmittel-mannern.com rezeptfrei kaufen Sie nur bei uns zu einem Preis, seien Sie live dabei, wenn Experten über verschiedene Themenschwerpunkten berichten. Muss sich mit Kennzahlen beschäftigen oder und verlorene Zeit bis zur richtigen Behandlung ist oft auch Lebenszeit oder dass das Medikament die Menge an Fettgewebe reduzieren kann oder helfen die Potenzpillen auch bei psychisch bedingten Potenzstörungen.