Pacientes em tratamento da hanseníase participam de exposição no Teresina Shopping

Pacientes em tratamento da hanseníase participam de exposição no Teresina Shopping

Profissionais de saúde do Centro Maria Imaculada (CMI), serviço de atenção e saúde vinculado à Ação Social Arquidiocesana (ASA), vão promover, do dia 27 a 31 de janeiro, uma exposição de quadros pintados por pacientes que estão em tratamento da hanseníase. As telas serão expostas para visitação na Galeria de Arte do Teresina Shopping, marcando o encerramento das atividades da campanha “Janeiro Roxo”, que durante o mês intensificou as ações de combate e prevenção da hanseníase no Piauí.

O projeto artístico “Mãos que Transformam” trabalha, além do acolhimento, o desenvolvimento das funções motoras e psíquicas dos pacientes. “Tivemos essa ideia de fazer uma oficina de arte com pinturas de telas para os pacientes se expressarem, pois a maioria deles se isola durante o tratamento, devido a algumas limitações e incapacidades físicas. E por meio da arte conseguimos essa comunicação”, explicou Sara Moura, coordenadora do CMI.

Os quadros foram pintados por pacientes que ainda estão em tratamento ou no pós-tratamento no CMI. Para viabilizar os kits de pintura e materiais que puderam ser utilizados na confecção, os pacientes contaram com o apoio de comunidades locais que fizeram doações. Para iniciar as oficinas de arte, os pacientes tiveram o acompanhamento do professor de Saúde Coletiva da UFPI, Fábio Solon, que já pinta quadros há 20 anos.

“Compartilhei minha experiência com a produção de quadros de pintura e deixei o grupo livre para se aventurar na arte. A produção foi livre e não havia preocupação com o belo ou com a estética. Nosso interesse era a representação daquilo que era mais relevante para cada um deles”, explicou o professor.

A exposição conta com o apoio da Ação Social Arquidiocesana (ASA), Secretaria Estadual de Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Morhan Piauí, CIATEN (Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados, GPES-DNT (Grupo de Pesquisa em Doenças Tropicais Negligenciadas) e Teresina Shopping.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.