/
/
“Acende a fogueira do meu coração” é o tema da 29ª Caminhada da Fraternidade

Notícias da ASA

“Acende a fogueira do meu coração” é o tema da 29ª Caminhada da Fraternidade

Com o tema “Acende a fogueira do meu coração”, foi dado início a programação da 29ª Caminhada da Fraternidade com a Missa de Envio realizada no dia 04 de fevereiro na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha. A celebração presidida pelo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, contou com a participação da comunidade de fé e dos organizadores do evento.

Considerada um patrimônio cultural e imaterial do Piauí, anualmente a Caminhada da Fraternidade arrasta uma multidão de pessoas pelas ruas de Teresina. Dom Juarez externa que a realização da Santa Missa é importante para o êxito do evento, pois primeiro é importante estar com o Senhor para que depois os fiéis saiam em missão.

“A Caminhada surge com o objetivo de fazer o bem a quem mais necessita, portanto, cada gesto, cada palavra e valor que é doado é para ajudar as obras sociais e pessoas que precisam tanto da Igreja Católica como também de outras entidades. Essa obra vem para realizar a caridade de Cristo Jesus na pessoa daqueles que são seus discípulos e discípulas, onde tudo que nós fazemos é para fazer as obras de caridade com misericórdia”, disse o arcebispo.

Em um mundo onde a vida é ameaçada de tantos modos, às vezes pelas situações naturais de enfermidade ou pelas injustiças e catástrofes, a caminhada também tem o viés de cuidar das pessoas, seguindo como modelo o próprio Filho de Deus. O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre Antônio Cruz, revela o sentimento de gratidão e felicidade por receber o envio do evento em sua paróquia. Na oportunidade, ele também recordou a memória do ex-coordenador da Caminhada, o padre Francisco Borges, que faleceu em dezembro do ano passado.

“A sugestão de recebermos o envio da Caminhada surgiu do padre Chiquinho, e por isso neste dia também celebramos a sua memória, um sacerdote que se dedicou à alegria e à presença em todas as classes sociais. Essa Caminhada também vai ser uma homenagem a ele e é motivo de muita alegria para todos nós”, destacou o pároco.

Emília Nunes, uma das coordenadoras do evento, afirma que a celebração da Sagrada Eucaristia é o ponto ápice, onde os coordenadores são enviados com a força do Espírito Santo para conduzir o maior evento solidário do estado. “A Caminhada vem para justamente dar a oportunidade das pessoas participarem e contribuírem com este gesto solidário, ajudando vários serviços sociais da Igreja de Teresina, como pessoas com câncer, hanseníase, crianças em situação de risco, idosos, e tantos outros”, explicou.

A identidade visual seguiu a inspiração junina, usando com centralidade o Sagrado Coração de Jesus adornado por pássaros simbolizando a união espiritual e cultural. Uma das novidades deste ano é a versatilidade das camisas, que estarão disponíveis em quatro cores: vermelha, amarela, azul e branca.

 

 

 

Compartilhar:

NOTÍCIAS

Na manhã da última quinta-feira (27), o Serviço Jovem Aprendiz da Ação Social Arquidiocesana (ASA) comemorou 22 anos de