/
/
Centro de Convivência Novos Meninos promove Gincana Literária

Notícias da ASA

Centro de Convivência Novos Meninos promove Gincana Literária

Com o tema: “Educação é poder”, o Centro de Convivência Novos Meninos e Meninas, serviço ofertado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), promove nesta sexta-feira (25) a XXII Gincana Literária, com o objetivo de levar conhecimento às crianças e adolescentes assistidos pelo projeto através de uma metodologia lúdica resgatando autores da literatura brasileira.

De acordo com Valdenira Silva, coordenadora do Centro de Convivência Novos Meninos e Meninas, devido ao déficit do processo educacional causado pela pandemia da Covid-19, a Gincana Literária foi pensada como uma resposta às diversas situações que aconteceram dentro do processo pandêmico. “Buscamos um tema que tivesse um viés educativo, buscando trazer um fortalecimento da educação, não de forma conteudista, mas como algo que transforma”, afirmou a coordenadora.

Este ano, diferente dos anos anteriores, serão trabalhados três autores brasileiros, além disso, ao invés de duas equipes, serão três, onde cada uma terá o seu autor, o que tem sido um novo desafio, como externou Leonel Anderson, educador social. “Tem sido um desafio programar não só as nossas atividades, mas também o nosso cérebro em relação aos momentos que irão acontecer”, destaca.

Ana Maria Machado será a autora que representará o grupo da manhã, já os grupos da tarde escolheram Ariano Suassuna e Monteiro Lobato como representantes. Segundo Leonel, os educadores da instituição têm se desdobrado para conseguir atender a todas as demandas das três equipes, e os socioeducandos têm participado ativamente de todo o processo, escolhendo as cores das camisas, músicas e atividades que serão desempenhadas.

“O protagonismo infantojuvenil tem sido muito importante nesse processo. Dessa vez nós educadores saímos de cena e não iremos mais competir junto com as equipes. Passamos a ser apenas orientadores”, explica.

Para Pedro Sabino, um dos assistidos pelo Centro de Convivência, o projeto é de grande importância já que o tema remete a valorização do estudo. “Aqui no projeto eu pude aprender muito sobre teatro, dança e música, mas também aprendi a valorizar a educação, que é algo muito importante para mim”, finalizou.

Todos são convidados a participar da Gincana que acontecerá às 08h no Centro de Convivência Novos Meninos, localizado na Rua Arlindo Nogueira, número 80. Será um momento rico em  música, peças e na busca pela valorização da educação.

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS

Os recursos arrecadados beneficiam serviços de atenção a pessoas em situação de vulnerabilidade Com o tema “Acende a fogueira