O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, é uma data dedicada à conscientização sobre, a inclusão social, a acessibilidade, respeito e a luta contra o capacitismo. Muitas vezes, a falta de conhecimento e o preconceito geram o isolamento dessas pessoas, tornando necessária a padronização de políticas públicas que garantam os direitos de igualdade entre a população.
Em Teresina, o serviço Levanta-te, Vem para o Meio, uma iniciativa da Ação Social Arquidiocesana (ASA) voltada para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é referência no estado. O objetivo é promover a inclusão profissional, defendendo os direitos desses indivíduos e oferecendo cursos de qualificação que atendem às necessidades tanto dos empresários quanto dos participantes.
Missão e Metodologia
Para Marcos Júnior, coordenador geral do projeto, um dos principais empecilhos é a perpetuação de mitos sobre a “invisibilidade” das pessoas com deficiência na sociedade. “Estamos aqui para mostrar que essas pessoas têm potencial e são plenamente capazes de contribuir. Nossa luta é pela inclusão e valorização de cada um”, explica. O Levanta-te oferece cursos em parceria com SENAI e SENAC, abrangendo áreas como panificação e manutenção de eletrônicos, preparando os participantes para o mercado de trabalho ou incentivando o empreendedorismo.
O serviço oferece diferentes formas de acesso, incluindo encaminhamentos por instituições como CAPS ou CRAS, além de um time de mobilizadores sociais que vai até onde as pessoas estão, desmistificando preconceitos sobre a capacidade das pessoas com deficiência.
Metodologia Reconhecida
O “Levanta-te e Vem para o Meio” adota uma metodologia própria, reconhecida nacionalmente pelo Ministério Público do Trabalho, que inclui:
- Banco de Dados: Informações sobre cursos e necessidades das pessoas com deficiência.
- Parcerias: Termos de parceria com empresas, ajustando ofertas às vagas disponíveis.
- Processo de Inclusão: Trabalho com vagas específicas, descrevendo oportunidades e adaptações necessárias.
- Avaliação: Verificação da compatibilidade dos candidatos com as vagas, com consultas a médicos do trabalho para garantir condições adequadas.
Experiência de Sucesso
Para Maria Cinara, uma das participantes do projeto, atualmente trabalhando com atendimento ao público há mais de dois anos, compartilha sua experiência como os serviços ofertados foram importantes para a sua entrada no mercado de trabalho. “Esse projeto promove a igualdade para pessoas com deficiência, independentemente de raça, gênero, idade ou orientação sexual, e me fez entender ainda mais a importância da inclusão.”
Desafios e Apoio à Comunidade
Embora o projeto e as parcerias estabeleçam atividades específicas, na prática a equipe enfrenta uma série de desafios e demandas inesperadas, como pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam de auxílio com a alimentação, vestuário entre outos. Para o entrevistador social, Hermanne Borges, o serviço visa identificar e apoiar pessoas com deficiência, informando sobre a acessibilidade e os direitos disponíveis. “A equipe faz visitas domiciliares, com base em listas do CRAS, para oferecer o serviço e esclarecer dúvidas. A maior dificuldade é a falta de compreensão sobre os direitos e o medo de possíveis golpes, especialmente entre aqueles com menos instrução.”
De acordo com a assistente social, Soraya Moura, atuante no projeto há sete anos, a equipe realiza uma série de atividades para alcançar e apoiar a comunidade, participando de eventos, realizando cadastros, e oferecendo suporte quando o acesso a serviços públicos é limitado. “O esforço inclui ações em diversos contextos, como palestras, visitas a associações e busca ativa para garantir que as necessidades da população sejam atendidas, mesmo quando o papel da equipe não está claramente definido.”
Um Serviço Gratuito e Transformador
O serviço, que completou 14 anos, é gratuito para usuários e empresas, sendo uma política social da Ação Social Diocesana e não uma forma de caridade. Após uma triagem inicial, as pessoas selecionadas passam por uma simulação de entrevista e recebem suporte, como intérprete de Libras ou auxílio transporte, conforme necessário.
Após as entrevistas, a empresa fornece feedback sobre os candidatos, que é utilizado para melhorar suas habilidades e se preparar melhor para futuras oportunidades. Para os contratados, o serviço realiza acompanhamento por quatro meses, visitando a empresa para garantir que o ambiente de trabalho seja adequado e sem conflitos.