/
/
Serviço Jovem Aprendiz da ASA celebra 22 anos de atuação em Teresina

Notícias da ASA

Serviço Jovem Aprendiz da ASA celebra 22 anos de atuação em Teresina

Na manhã da última quinta-feira (27), o Serviço Jovem Aprendiz da Ação Social Arquidiocesana (ASA) comemorou 22 anos de atuação em Teresina. A celebração ocorreu no auditório Paulo VI, reunindo representantes de órgãos governamentais, empresas parceiras e beneficiários do serviço. O evento contou com apresentações artísticas de outros serviços ofertados pela ASA e, alguma empresas destacaram a importância do programa para a comunidade.

O Programa Jovem Aprendiz contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional de milhares de jovens na condição de aprendizes, por meio de ações que estimulam a vivência de hábitos, competências e experiências essenciais para o trabalho produtivo e a convivência social. O programa teve início com o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) – Diretoria do Piauí, e ao longo dos anos agregou outros parceiros.

Maria dos Milagres, coordenadora do Serviço, afirma que o projeto impacta positivamente na vida e nas famílias dos assistidos, proporcionando a inserção desses jovens no mercado de trabalho e ampliando suas perspectivas profissionais. “Há uma transformação na vida deles, onde eles começam a perceber que têm todo o potencial. Isso muda não só o adolescente, mas também a família e as empresas, que passam a reconhecer a responsabilidade social ao abraçar a inclusão desses jovens”, ressaltou.

Cerca de 2 mil jovens já passaram pelo programa. Uma das novidades, é uma turma de pessoas com deficiência que já conta com 22 participantes inseridos no mercado de trabalho. Jéssica Valéria, da equipe de treinamento da Servfaz, destacou que o projeto fortalece laços e transforma vidas através de incentivos e de uma ampla rede de apoio. “Junto com o Ministério do Trabalho e órgãos parceiros, estamos desenvolvendo profissionais para o mercado de trabalho, devolvendo autoconfiança, autoestima e transformando vidas. É gratificante estar de mãos dadas com a Arquidiocese”, disse.

Enzo Gabriel, um dos beneficiados pelo programa, relata que o projeto transformou sua vida ao proporcionar contato com novas pessoas e clareza sobre sua carreira futura. “Estou atuando na parte administrativa da Total Distribuidora, ajudando na logística e no atendimento ao público. Isso me ajudou a definir a carreira que pretendo seguir”, afirmou.

Maria Eduarda, outra beneficiária que atua na empresa R Carvalho, elogiou o programa por abrir sua mente e proporcionar uma valiosa experiência de trabalho. “Foi ótimo, pois eu queria muito essa experiência. Atualmente trabalho na produção e atendimento da padaria, o que me permite conhecer muitas pessoas e aprender a lidar com elas”, concluiu.

Ao final do evento, as empresas parceiras receberam uma placa como forma de agradecimento pela contribuição na viabilização do projeto. Em seguida, os presentes participaram da inauguração das novas instalações do Serviço.

Compartilhar:

NOTÍCIAS

Na manhã da última quinta-feira (27), o Serviço Jovem Aprendiz da Ação Social Arquidiocesana (ASA) comemorou 22 anos de