/
/
Solenidade marca início da turma de aprendizagem para pessoas com deficiência

Notícias da ASA

Solenidade marca início da turma de aprendizagem para pessoas com deficiência

Na manhã desta quinta-feira (02), a Ação Social Arquidiocesana (ASA) realizou a solenidade de abertura da Turma de Aprendizagem do Curso de Assistente Administrativo direcionado a pessoas com deficiência (PCDs) intelectual ou psicossocial. O evento contou com a presença de órgãos, instituições e entidades que atuam na temática da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Ao todo, 25 pessoas são beneficiadas pelo programa que se desenvolveu em parceria com a empresa SERVFAZ, para que os PCDs pudessem ter seus direitos básicos garantidos. De acordo com a secretária executiva da ASA, Carla Simone, o desenvolvimento dessas atividades de inclusão permite um maior reconhecimento perante a sociedade.

“Há 20 anos a ASA desenvolve o programa Jovem Aprendiz, assim como desde 2010 desenvolvemos o programa Levanta-te, vem para o meio. A partir daí, o Ministério do Trabalho nos lança o desafio de que incluamos o aprendiz dessa primeira turma no mercado de trabalho”, destaca a secretária.

Segundo ela, a iniciativa tem sido muito positiva de forma que outras empresas acabam se sensibilizando com a causa e firmando parceria, para também acolher um jovem que está passando pelo processo de aprendizagem. “Nesse momento a SERVFAZ abriu um leque e recebeu 25 pessoas, firmando parceria com o IFPI e outras instituições, para que essas pessoas também sejam acolhidas e realizem sua aprendizagem nas dependências destes órgãos dentro da cota do jovem aprendiz”, explicou.

Leonardo Araújo, coordenador da fiscalização de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego , relata que o momento representa a real inclusão de pessoas na sociedade, de forma que tenham acesso à educação, à profissionalização, ao trabalho, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência comunitária.

“A gente se sente muito feliz com este dia e este processo que finalmente foi iniciado com as pessoas indo à instituição formadora receber conhecimento, e depois indo até os órgãos públicos desempenhar tudo aquilo que foi aprendido, além de ser uma atividade de fortalecimento para os serviços da ASA”, relata Leonardo.

Após sair de uma depressão profunda, Elizeu Nascimento, que hoje participa do Programa Jovem Aprendiz, externa que o serviço mudou a sua vida, ajudando para que ele pudesse ter seus direitos garantidos. “Eu tinha medo até de estar em contato com muitas pessoas e alguma coisa ruim acontecer. Hoje, eu me sinto bem e realizado, consigo ajudar nas despesas de casa e seguir a minha vida. Se Deus permitir permanecerei assim, tentando ser melhor a cada dia”, finaliza.

A solenidade contou com a presença do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), professor Paulo Borges da Cunha; da gerente de articulação da Secretaria de Estado para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, Marta Amorim, além de familiares das pessoas incluídas no mercado de trabalho e representantes da Prefeitura de Teresina.

Compartilhar:

NOTÍCIAS

A Ação Social Arquidiocesana (ASA), por meio da Casa de Zabelê, em parceria com a Fundação Wall Ferraz, promoveu